Idioma

Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia

XXIV ENCONTRO REGIONAL DE ECONOMIA

A Anpec e o Banco do Nordeste do Brasil promoverão, nos dias 18 e 19 de julho de 2019, o XXIV Encontro Regional de Economia e o XXV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.

Os eventos serão realizados paralelamente na cidade de Fortaleza (CE) e têm por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica e política em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.


Inscrições encerradas.

Confira os artigos selecionados.


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Público alvo

Poderão participar pesquisadores vinculados aos cursos de pós-graduação em economia e/ou a instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

2. Áreas de interesse e comissão científica

Área 1 – Economia Regional.

Prof. Dr. Christiano Penna - UFC/CAEN
Prof. Dr. Humberto Eduardo de Paula Martins - CEDEPLAR/UFMG

Área 2 - Economia Agrícola

Profa. Drª. Andrea Melo - UFPE/PIMES
Prof. Dr. Clésio Marcelino de Jesus - PPGE/UFU

Área 3 – Economia do Trabalho, Economia Social e Demografia.

Profa. Drª. Roberta de Moraes Rocha - PPGECON/UFPE
Prof. Dr. Keuler Hissa Teixeira - UFAL

Área 4 – Teoria Econômica e Métodos Quantitativos.

Prof. Dr. Olinto Alves Filho - NUPEC
Prof. Dr. Cássio da Nobrega Besarria - PPGE/UFPB 

Área 5 – Economia Política, Metodologia e História Econômica do Nordeste.

Prof. Dr. Nuno Jorge Rodrigues Teles Sampaio - UFBA
Prof. Dr. William Eufrásio Nunes Pereira - PPECO/UFRN

3. Submissão de artigos

A submissão dos artigos deverá ser feita por meio eletrônico em dois formatos:

1º arquivo eletrônico: artigo completo com a identificação de autoria.
2º arquivo eletrônico: artigo com exclusão da primeira página, que contém a identificação de autoria.

Não será preciso enviar cópias impressas dos trabalhos. Os arquivos devem estar no formato Word 6.0 ou superior (".doc") ou Adobe Acrobat (".pdf").

Obs.: O(s) autor(es) deverão assinalar no formulário se aceitam concorrer ao Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional bem como se concordam com os termos que regem seu regulamento.

Taxa de Submissão dos artigos: Deverá efetuar pagamento da taxa de submissão no valor de R$ 75,00 (não reembolsável).

Acesse o formulário eletrônico para submissão.

4. Prazo: 05/05/2019

5. Formato

Fonte: Times New Roman. Tamanho: 12 (doze). Formato do papel: A4. Espaçamento simples. Margens: 2,5 cm. Mínimo de 10 páginas e máximo de 25 páginas (incluindo informações iniciais, referências bibliográficas e anexos).

A primeira página deverá conter: área de interesse escolhida, título do artigo, informações do(s) autor(es): nome completo, título acadêmico, afiliação institucional, minicurrículo, endereço postal e eletrônico, telefone e fax.

A segunda página deverá conter: área de interesse escolhida, título do artigo, resumo (em português e inglês); palavras-chave (em português e inglês); classificação JEL do trabalho.

Importante: a segunda página e as seguintes não poderão conter qualquer elemento que permita a identificação dos autores.

Só serão aceitos trabalhos em MS-Word 6.0 (ou superior) ou Adobe Acrobat (PDF).

6. Sistema de seleção

A seleção seguirá o sistema de "blind review", preservando-se o anonimato dos autores. Cada autor poderá submeter apenas 1 (um) trabalho, sendo permitido participar como coautor em artigos submetidos por outros autores.

Os membros da Comissão Científica não poderão submeter trabalhos (seja em autoria ou em coautoria) para a área da qual façam parte.

7. Apresentação do artigo

Deverá obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

8. 23° Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional

No ato da submissão dos artigos, o(s) autor(es) deverão assinalar se aceitam concorrer ao 23° Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional concordando com os termos do regulamento.

9. O valor da inscrição para apresentadores de trabalho será de R$ 150,00 (cento e ciquenta reais)

10. Informações adicionais

O pleito de ajuda de custo a ser encaminhado à organização do evento é exclusivo para autores vinculados aos centros participantes da organização do Encontro Regional da ANPEC:

CEDEPLAR-UFMG, IE-UFU, CME-UFBA, PIMES-UFPE, PPGE-UFPB, CME-UFRN, CAEN-UFC, NAEA-UFPA, CMEA-UFAL, NUPEC-UFS.

 

ANPECBanco do Nordeste do Brasil

 

Inscrição

Inscrições encerradas.

Edições anteriores

2018 2017 2016

Artigos selecionados

Confira os artigos selecionados para o XXIV Encontro Regional de Economia.

A ANPEC 

Fundada em 1973, a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia congrega as instituições brasileiras que desenvolvem atividades de pesquisa e formação em nível de pós-graduação na área de Economia. 

A ANPEC reúne atualmente centros de excelência acadêmica de diversos Estados do Brasil.

Entre as atividades desenvolvidas e financiadas pela ANPEC incluem-se a realização do exame nacional para seleção dos ingressantes nos programas de mestrado, a organização do encontro nacional de economia, a publicação da revista Economia e a entregado prêmio Haralambos Simeonidis para os melhores artigos e teses da área.

O BNB

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) é uma instituição financeira múltipla criada pela Lei Federal nº 1649, de 1952. Com sede na cidade de Fortaleza, o banco atua em 1.985 municípios, abrangendo os nove estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo. 

Maior instituição da América do Sul voltada para o desenvolvimento regional, o BNB opera como órgão executor de políticas públicas, cabendo-lhe a operacionalização de programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos operacionalizada pela empresa.