Idioma

Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia

XXII ENCONTRO REGIONAL DE ECONOMIA

A Anpec e o Banco do Nordeste do Brasil promoveram nos dias 6 e 7 de julho de 2017 o XXII Encontro Regional de Economia e o XXIII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.

Os eventos foram realizados paralelamente na cidade de Fortaleza (CE) e tiveram por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica e política em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.



O prazo para submissão de trabalhos ao XXII Encontro Regional de Economia se encerrou em 7 de maio de 2017.


 

Confira os artigos selecionados.

 


XXI PRÊMIO BANCO DO NORDESTE DE ECONOMIA REGIONAL – Categoria Artigo

1º lugar

Julia Rocha Araújo – PUC/MG 
Raul da Mota da Silveira Neto - UFPE/PIMES

2º lugar

Andson Freitas de Melo ­- UFPE/CCA/PPGECON 
Emanoel de Souza Barros - UFPE/CCA/PPGECON    

3º lugar

Luiz Felipe Campos Fontes – PUC/RS 
Paulo de Andrade Jacinto – PUC/RS 
Marco Tulio França – PUC/RS


 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Público alvo

Poderão participar pesquisadores vinculados aos cursos de pós-graduação em economia e/ou a instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

2. Áreas de interesse e comissão científica

Área 1 – Economia Regional.

Prof. Dr. Christiano Modesto Penna (CAEN-UFC)
Prof. Dr. Igor Ezio Maciel Silva (UFRN)

Área 2 - Economia Agrícola

Prof. Dr. André Maia Gomes Lages (UFAL)
Prof. Drª. Gilca Garcia de Oliveira (UFBA)

Área 3 – Economia do Trabalho, Economia Social e Demografia.

Prof. Dr. Marco Antonio Jorge (NUPEC)
Prof. Dr. Pedro V. M. Amaral (CEDEPLAR)

Área 4 – Teoria Econômica e Métodos Quantitativos.

Prof. Dr. Rafael Vasconcelos (PIMES)
Prof. Dr. Guilherme Jonas Costa da Silva (UFU)

Área 5 – Economia Política, Metodologia e História Econômica do Nordeste.

Prof. Dr. Tiago Sobel (UFPB)
Prof. Dr. Daniel Jeziorny (UFBA)

3. Submissão de artigos

A submissão dos artigos deverá ser feita por meio eletrônico em dois formatos:

1º arquivo eletrônico: artigo completo com a identificação de autoria.
2º arquivo eletrônico: artigo com exclusão da primeira página, que contém a identificação de autoria.

Não será preciso enviar cópias impressas dos trabalhos. Os arquivos devem estar no formato Word 6.0 ou superior (".doc").

Obs.: O(s) autor(es) deverão assinalar no formulário se aceitam concorrer ao Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional bem como se concordam com os termos que regem seu regulamento.

Taxa de Aceite: O autor responsável pela apresentação do artigo selecionado deverá efetuar pagamento da taxa de aceite no valor de R$ 50,00 (não reembolsável) através de boleto enviado por email pela ANPEC.

Acesse o formulário eletrônico para submissão.

4. Prazo: 07/05/17

5. Formato

Processador de textos: Word 6.0 ou superior. Fonte: Times New Roman. Tamanho: 12 (doze). Formato do papel: A4. Espaçamento simples. Margens: 2,5 cm. Mínimo de 10 páginas e máximo de 25 páginas (incluindo informações iniciais, referências bibliográficas e anexos).

A primeira página deverá conter: área de interesse escolhida, título do artigo, informações do(s) autor(es): nome completo, título acadêmico, afiliação institucional, minicurrículo, endereço postal e eletrônico, telefone e fax.

A segunda página deverá conter: área de interesse escolhida, título do artigo, resumo (em português e inglês); palavras-chave (em português e inglês); classificação JEL do trabalho.

Importante: a segunda página e as seguintes não poderão conter qualquer elemento que permita a identificação dos autores.

6. Sistema de seleção

A seleção seguirá o sistema de "blind review", preservando-se o anonimato dos autores. Cada autor poderá submeter apenas 1 (um) trabalho, sendo permitido participar como coautor em artigos submetidos por outros autores.

Os membros da Comissão Científica não poderão submeter trabalhos (seja em autoria ou em coautoria) para a área da qual façam parte.

7. Apresentação do artigo

Deverá obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

8. 21° Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional

No ato da submissão dos artigos, o(s) autor(es) deverão assinalar se aceitam concorrer ao 21° Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional concordando com os termos do regulamento.

9. Informações adicionais

O pleito de ajuda de custo a ser encaminhado à organização do evento é exclusivo para autores vinculados aos centros participantes da organização do Encontro Regional da ANPEC:

CEDEPLAR-UFMG, IE-UFU, CME-UFBA, PIMES-UFPE, PPGE-UFPB, CME-UFRN, CAEN-UFC, NAEA-UFPA, CMEA-UFAL.

 

ANPECBanco do Nordeste do Brasil

XXI PRÊMIO BANCO DO NORDESTE DE ECONOMIA REGIONAL – Categoria Artigo
 1º lugar:  Julia Rocha Araújo – PUC/MG  Raul da Mota da Silveira Neto - UFPE/PIMES     2º lugar:  Andson Freitas de Melo ­- UFPE/CCA/PPGECON  Emanoel de Souza Barros - UFPE/CCA/PPGECON     3º lugar:  Luiz Felipe Campos Fontes – PUC/RS  Paulo de Andrade Jacinto – PUC/RS  Marco Tulio França – PUC/RS  

Edições anteriores

2016

A ANPEC 

Fundada em 1973, a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia congrega as instituições brasileiras que desenvolvem atividades de pesquisa e formação em nível de pós-graduação na área de Economia. 

A ANPEC reúne atualmente centros de excelência acadêmica de diversos Estados do Brasil.

Entre as atividades desenvolvidas e financiadas pela ANPEC incluem-se a realização do exame nacional para seleção dos ingressantes nos programas de mestrado, a organização do encontro nacional de economia, a publicação da revista Economia e a entregado prêmio Haralambos Simeonidis para os melhores artigos e teses da área.

O BNB

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) é uma instituição financeira múltipla criada pela Lei Federal nº 1649, de 1952. Com sede na cidade de Fortaleza, o banco atua em 1.985 municípios, abrangendo os nove estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo. 

Maior instituição da América do Sul voltada para o desenvolvimento regional, o BNB opera como órgão executor de políticas públicas, cabendo-lhe a operacionalização de programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos operacionalizada pela empresa.