Idioma

Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia

SOBRE O PRÊMIO WERNER BAER

O Prêmio Werner Baer, patrocinado pela Fundação Lemann em parceria com a Universidade de Illinois, homenageia a trajetória e legado do renomado pesquisador. Durante toda a sua carreira Werner Baer recrutou um grande número de cientistas e gestores públicos que se debruçaram sobre a história, os desafios e o futuro do Brasil, com dezenas de brasileiros realizando doutorados em economia com seu apoio e orientação.

Dando continuidade ao seu trabalho, o Prêmio objetiva reconhecer trabalhos exemplares e transformacionais, focados no desenvolvimento do Brasil, mais especificamente, nas áreas de economia da educação, financiamento da educação, ensino da ciência econômica e do papel da ciência na economia.


O Professor Werner Baer foi um grande amigo e estudioso do Brasil, além de um grande idealizador e apoiador da criação e consolidação dos centros de pós-graduação em economia no país. Além de ter orientado e apoiado, nas últimas seis décadas, a formação de mais doutores em economia do que qualquer outro acadêmico no Brasil ou no exterior, inicialmente na University of Vanderbilt e posteriormente na University of Illinois Urbana-Champaign, onde encerrou sua carreira como o Jorge Paulo Lemann Professor of Economics. Seu livro “A Economia Brasileira: Desenvolvimento e Crescimento” é ainda um dos poucos maiores referenciais sobre os mais diversos aspectos do desenvolvimento econômico do Brasil, do período colonial até os dias de hoje.


Werner Baer visitou o Brasil pela primeira vez em 1962, como membro do Yale’s Economic Growth Center, e, a partir deste momento, passou a contribuir de forma decisiva para o estabelecimento de uma das maiores redes de pessoas interessadas na economia brasileira e a sua influência em debates sobre a experiência econômica brasileira tem ido muito além de seus trabalhos. Trabalhando juntamente com a Ford Foundation e a USAID (U.S. Agency for International Development), colaborou para a criação e consolidação dos principais centros de pós-graduação em economia - USP, UnB, UFMG, UFRGS, UFPE, UFCE, UFPA, UFBA - e da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia – ANPEC.


 

Prêmio Werner Baer de Notável Serviço Público
(Werner Baer Distinguished Service Award)


O Prêmio Werner Baer de Notável Serviço Público será concedido a uma pessoa cuja carreira e legado na formação de quadros técnicos, pesquisa, ensino, publicação, desenvolvimento institucional ou em outros campos correlatos evidencie relevantes contribuições para o avanço do campo de economia da educação, financiamento da educação e ensino da ciência econômica no Brasil. A premiação ao ganhador será patrocinado pela Fundação Lemann em parceria com a Universidade de Illinois e consistirá em duas semanas na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA), e participação na Lemann Dialogue Conference a ser realizada nos dias 15 e 16 de novembro de 2018 na Universidade de Stanford na Califórnia (EUA).

Datas importantes e regulamento

Maio, 2018 - Abertura do edital e inscrições.
Julho, 2018 - Encerramento das inscrições.
Agosto, 2018 - Seleção pelo comitê.
Setembro, 2018 - Anúncio do ganhador do prêmio.
Novembro, 2018 – Participação do ganhador e estadia de duas semanas em Illinois Lemann Dialogue (LD).
Dezembro, 2018 - Encontro na ANPEC.

Confira o regulamento e inscreva-se.

A premiação ao ganhador será patrocinado pela Fundação Lemann em parceria com a Universidade de Illinois e consistirá em duas semanas na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA), e participação na Lemann Dialogue Conference a ser realizada nos dias 15 e 16 de novembro de 2018 na Universidade de Stanford na Califórnia (EUA).

Parceria:

   
     

   

PRÊMIO WERNER BAER

Inscreva-se.