Idioma

Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia

Nota de pesar


A Anpec lamenta o falecimento do professor Mauro Boianovsky da UnB.

 

 

Formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), em 1979, Mauro Boianovsky completou seu mestrado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e doutorado na renomada Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Também realizou pós-doutorado na Universidade de Duke em duas ocasiões. Na Universidade de Brasília, ocupou o cargo de professor titular, ministrando a disciplina de Teoria do Desenvolvimento Econômico na graduação e História do Pensamento Econômico na pós-graduação. Era pesquisador Nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o mais elevado nível concedido pela instituição.


Reverenciado como uma autoridade no campo da História do Pensamento Econômico, Boianovsky foi presidente da History of Economics Society (HES). Seu trabalho de qualidade rendeu-lhe diversos prêmios ao longo de sua carreira acadêmica. Em 2007, por exemplo, foi premiado pela History of Economics Society por um artigo destacando a teoria econômica de Don Patinkin, renomado economista monetário israelense. O prêmio de melhor artigo também foi recebido em 1999 pela renomada instituição. Em 2008, recebeu o prêmio de Economista do Ano na área de Teoria Econômica da Ordem dos Economistas do Brasil. Além disso, em 2011, recebeu o prêmio Haralambos Simeonides da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) por um artigo acadêmico dedicado a Celso Furtado, prêmio que também recebeu em 1996 e 1998.


Em 2013, Boianovsky, em colaboração com o pesquisador britânico Roger Backhouse, publicou o livro "Transforming modern macroeconomics: exploring disequilibrium microfoundations", que recebeu o título de melhor obra do ano pela Sociedade Europeia de História do Pensamento Econômico (ESHET).


Os anos subsequentes continuaram a testemunhar seu talento acadêmico, com Boianovsky recebendo o prêmio de melhor artigo pela Sociedade Europeia para a História do Pensamento Econômico em 2019, sendo escolhido para proferir a Aula Magna da Anpec, em 2020, e recebendo a menção honrosa de melhor artigo no prestigiado prêmio Haralambos Simeonidis da Anpec, em 2021. Seu legado perdurará como um farol de excelência e contribuição significativa para o campo da economia e da história do pensamento econômico.


A Anpec é muito grata ao professor Mauro Boianovsky que demonstrou assídua dedicação à associação, proferindo palestras, apresentando trabalhos nos encontros nacionais, integrando comissões científicas, além de contribuir para a revista EconomiA em inúmeras ocasiões.