Idioma

Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia

HARALAMBOS SIMEONIDIS

Haralambos Simeonidis, brasileiro por opção, integrou-se às coisas e à vida do Brasil no Rio Grande do Sul. Economista formado pela UFRGS, com pós-graduação na Ohio State University, cursou vários outros programas acadêmicos e profissionais de aperfeiçoamento, no Brasil e no exterior. 

Docente e pesquisador integrante do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da UFRGS, desde 1965 até sua morte, exerceu também as mais variadas atividades empresariais de consultoria, tendo ainda participado de inúmeros congressos científicos e da realização de importantes trabalhos de pesquisa, especialmente relacionados com a economia do Rio Grande do Sul. Como docente, orientou numerosas dissertações de mestrado. 

Membro atuante de todas as iniciativas de interesse dos economistas, distinguiu-se pela presença constante e efetiva durante toda a existência da ANPEC. Não apenas representou o IEPE no Conselho Deliberativo da Associação, como também destacou-se pela ativa participação nos Encontros Nacionais. Além disso, foi editor da Revista da ANPEC. Em todas essas funções colocou sempre não apenas o melhor de sua inteligência, como o principal de seu coração. Sua morte brusca atingiu a quantos, não somente no IEPE mas em todo o Brasil, acostumaram-se a ver nele um exemplo de modéstia, dedicação e ação, ao longo das atividades de que participou.

  ANPEC 15.01.2013

 

 

O PRÊMIO 

Criado em 1982, o Prêmio Haralambos Simeonidis homenageia um dos mais ativos participantes da ANPEC. O prêmio, concedido anualmente às melhores teses, livros e artigos de economia, tem por objetivo estimular as atividades de reflexão e pesquisa na área.