Idioma

Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia

FEA-USP - Workshop de História Econômica

Chamada de Trabalhos

Nos últimos quatro anos, o “Workshop de História Econômica” organizado na FEA-USP tem reunido pesquisadores(as) e alunos(as) de pós-graduação que realizam trabalhos acadêmicos baseados em análise econômica e histórica, com uso intensivo de fontes primárias, tanto quantitativas quanto qualitativas.


Com o intuito de envolver mais interessados nessa iniciativa, estamos lançando esta chamada de trabalhos para o 5º Workshop a ser realizado em 2018. Desta vez o evento ocorrerá no Insper, em São Paulo, nos dias 16 e 17 de agosto de 2018. Convidamos os(as) pesquisadores(as) interessados(as) em submeter seus trabalhos a enviá-los para o e-mail [email protected] até o dia 2 de abril de 2018. Os artigos serão selecionados por um comitê composto por William Summerhill (UCLA), Renato Perim Colistete (FEA-USP) e Leonardo Weller (EESP-FGV), que
divulgará os resultados em 15 de maio de 2018.


O Workshop é destinado a trabalhos que resultem de pesquisa nova, de boa qualidade, com contribuições relevantes, uso de métodos quantitativos e qualitativos apropriados para os temas abordados e com ênfase em fontes de arquivos resultantes de pesquisa original. O evento é estruturado em sessões de uma hora, com apresentação e discussão individual de nove trabalhos ao todo.


O principal objetivo é apoiar os(as) autores(as) no desenvolvimento de suas respectivas pesquisas.Assim, encorajamos o envio de artigos em formato de working paper, ainda não completamente finalizados mas já com resultados robustos; ou aqueles já concluídos mas que ainda se beneficiariam de comentários e sugestões de um público especializado. A forma e apresentação dos artigos são importantes, porém não fundamentais. O aspecto crucial é que os trabalhos se baseiem em análise de fontes primárias e que apresentem contribuições originais à literatura relevante, independentemente do período e do tema abordados. Apesar do Workshop ter como foco a história econômica do Brasil, o comitê poderá aceitar trabalhos cujos temas envolvam outros países. Os textos podem ser submetidos em português ou inglês.


Teremos a honra de contar com a participação de William Summerhill como keynote speaker.

As despesas com hospedagem e refeições para um(a) autor(a) de cada trabalho aprovado serão cobertas pelo evento, enquanto o transporte ficará a cargo dos participantes.

Principais datas:

Prazo de submissão – até 2 de abril 2018, envie artigo para o e-mail [email protected]

Anúncio dos artigos selecionados – 15 de maio de 2018

Workshop – 16 e 17 de agosto de 2018, Insper, São Paulo.